top of page

Design Thinking: Uma nova abordagem para a inovação nas empresas

Este artigo demonstra a importância da Gestão do Design e do Design Thinking como inovação no dia a dia das empresas, em seus negócios. O estudo parte de conceitos sobre design, gestão, criatividade, inovação e design thinking, como referências que orientam a geração de inovação e de valor focada no ser humano e na diferenciação no mercado.


Palavras-chave: Gestão do Design. Design Thinking. Inovação. Negócios.

INTRODUÇÃO


Para uma empresa sobreviver em um mercado cada vez mais exigente e mutável, fala-se muito sobre criar um diferencial competitivo, em estimular experiências positivas e, principalmente, em gerar inovação. Desta forma, cabe analisar o método mais eficiente, a fim de atender as necessidades de pequenas e médias empresas.


Importante ressaltar que em uma empresa que almeja a inovação, seja dentro do seu plano de negócio principal ou em quaisquer dos seus diversos segmentos, o que tem sido mais valorizado é a busca constante por novas habilidades facilitadoras do correto conhecimento do seu potencial.


Com efeito, uma de suas características é a de utilizar com responsabilidade os seus recursos financeiros e o seu material humano, em benefício das necessidades reais do seu público, sem perder o DNA da empresa, contudo, tal tarefa é de difícil concretização, haja vista as dificuldades existentes entre a aplicação da teoria e da prática.


Ter o conhecimento adequado do que é possível ser alcançado pelo Design Thinker em relação aos fatores de restrição1, faz total diferença durante a criação de estratégias de negócios ou propostas de valor.


Desta forma, com foco nos usuários, abordar como o Design Thinking poderá melhorar os resultados na busca de inovação sem perder a eficiência, é a tarefa principal deste artigo.


(Em breve publicarei o conteúdo completo.)

  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Black LinkedIn Icon
bottom of page